Quando uma criança esta brincando e ela está engajada e concentrada nesta atividade, uma área do cérebro está sendo treinada e desenvolvida para permitir a realização de atividades mais complexas. Essa região é o córtex cingulado anterior, localizado no lobo frontal do cérebro (área em vermelho no GIF abaixo).
 
 Essa habilidade de concentrar-se numa tarefa, ou seja, a criança brincar com uma atividade ou objeto por cada vez mais tempo, pode ser facilitado pela participação da mamãe e do papai, veja só:
  • permita que a criança ou bebê escolha uma atividade que interesse a ela
  • quando ela escolher retire outros brinquedos ou objetos que possam desviar a atenção
  • enquanto ela está com olhar atento e focada no que está fazendo deixe a se entreter sem a sua interferência (falando, chamando a atenção para outros detalhes do brinquedo, mostrando outros objetos)
  • quando perceber que esta começando a desviar o olhar e se distrair chame a atenção para novos aspectos ou novos usos do mesmo objeto ou brinquedo, para que ela volte a atenção para o que estava fazendo e se concentre um pouquinho mais

    O tempo que os bebês e crianças ficam concentradas é bem pouco no começo, iniciando com alguns segundo e depois poucos minutos mas com o tempo e treino isso aumenta.
      A atenção das mamães e papais para os bebês e crianças é fundamental para facilitar o ganho da habilidade de se concentrar.

#tempomagico #desenvolvimento #desenvolvimentomotor #desenvolvimentoinfantil #brincar #brincadeiras #brinquedo #aprendizadoinfantil #aprendizadomotor #aprendizagem #conexaomaeefilho #vinculomaeefilho #conexaopaisefilho #vinculomaesefilho #interacaomaeefilho #interacaopaisefilho #interacaomaeebebe

Share This

Gostou deste post?

Compartilhe!