Eba!! A páscoa está chegando…
Não importa a idade: que criança não gosta de procurar os ovinhos deixados pelo coelho?
Mas você sabia que dá para fazer essa brincadeira deliciosa (literalmente!) de 4 formas diferentes?
Dá uma olhada!

1- A primeira é a tradicional “siga as pegadas do coelho”. Uma atividade divertida em diversas idades e também a forma mais simples para apresentar a caça aos ovos aos pequenos. Adoro essa brincadeira porque podemos explorar a fantasia e a imaginação dos nossos pequenos. Ver nos seus olhinhos uma uma mistura de maravilhamento de ter uma prova “real” de que o Coelho da Pascoa esteve ali e ao mesmo tempo de curiosidade sobre como ele teria feito tal proeza hehe… Você pode comprar patinhas prontas, imprimir e recortar (tem vários moldes prontos na internet) ou mesmo fazer com talco ou tinta. Eles adoram! Aí vale também acrescentar o que quiser para completar o cenário: deixar uma cenoura para o coelho na noite anterior e encontrá-la mordida na manhã seguinte, cartinha do coelho, cestinha para colocar os ovos que vai encontrando e por aí vai…

2- Uma outra forma de brincar é utilizando pistas (como uma caça ao tesouro). No ano passado fizemos um mix de brincadeiras: os ovos do Pedro ele procurou seguindo as patinhas mas os que ele tinha que dar para os avós foram com as pistas (foi uma forma dele brincar com os avós também 😉 ) E ele adorou! Como ele só tinha 2 anos e 10 meses forma pistas bem fáceis do tipo “Gaveta onde guardam as mamadeiras”, mas você pode ir aumentando o grau de dificuldade de acordo com a idade. No site do Tempo Junto eles já tem um arquivo cheio de pistas divertidas!
3- Que tal transformar a caça aos ovos num bom pretexto para colocar as crianças em movimento? Uma boa forma de gastar pelo menos um pouco da energia extra que elas terão depois de comer os ovos de páscoa…rss…   Vi essa ideia num site americano e adorei! Vamos testar esse ano em casa!
Lá nos EUA eles colocam as tarefas que a criança tem que fazer dentro de ovos de plástico (a maioria envolve algum tipo de movimento: dançar, pular ,etc). Como não temos esses ovinhos por aqui (uma pena 😔  pq tem uns lindos!) resolvi adaptar: Irão ter pistas para achar os ovos, mas só pode colocar o ovinho na cesta quando completar a tarefa 😉
Nesse site tem mais algumas ideias para você se inspirar!
4- Não conseguiu preparar pegadas de coelho nem pistas? (vida de mãe é sempre uma correria né?). Tudo bem! Dá para se divertir de qualquer jeito! É só esconder os ovos e brincar de “está quente, está frio” (será que essa brincadeira tem um nome certo??kkk). Delimite uma área para que a criança tenha uma referência de onde procurar e capriche no esconderijo para os mais velhos. Ainda quer uma emoção extra? Estabeleça um tempo para eles encontrarem os ovos 😉
Ps: que tal colocar a familia toda para procurar ovos? Vovôs e vovós também podem entrar na brincadeira! Vai ser bem divertido!
Gostou? Amanhã tem mais! Traremos dicas que podem fazer toda a diferença na hora de você montar a brincadeira de caça aos ovos (especialmente para os pequenos).

Até amanhã!

Share This