Quantas vezes vocês, mães, já se viram falando assim ao ver seu filho ou filha brincando de luta com o pai: “para com isso, vocês dois, vocês vão se machucar!”, “ele é muito pequeno, pode machucar sem querer”, “você fica brincando de luta com ele depois ele vai querer bater nos amigos na escola”…

.

Você fica com um misto de tensão, preocupação e se pergunta se tem que tentar impedir que esse tipo de brincadeira aconteça entre os pais e as crianças. E a resposta é NÃO, dar espaço que ela ocorra traz grandes vantagens para o desenvolvimento motor.

.

Este é um momento de muito aprendizado para a criança e vamos aqui te falar algumas dos benefícios que vem desta brincadeira entre eles.
.
1. As crianças em um enorme ganho no seu desenvolvimento motor. Com este tipo de atividade há aumento da força, flexibilidade, planejam seus movimentos, estabelecem estratégias, melhoram o tempo de suas reações, percebem o corpo e têm mais noção do que são capazes de fazer. Eles ficam em posições que não costumam ficar, usam pés, mãos, pernas, tronco, cabeça, coordenam movimentos entre as diferentes partes do corpo e tudo que puderem usar para lutar

.

2. É um hora em que é permitido extravasar, se movimentar mais bruscamente, mais rápido, com mais força, sem ter que controlar o seu corpo o tempo todo. E isso, muitas vezes, ajuda a criança a relaxar também (especialmente os meninos, que parecem ter energia de sobra…)

.

3. O grande “tchan” de o PAI (claro que estas brincadeiras podem acontecer com outros adultos também, mas a maioria das vezes é com o pai) participar destas brincadeiras é que vai ajudar o seu filho a testar e controlar o próprio corpo. O pai pode fornecer uma referência externa para o que é forte demais, o que pode machucar, o que é respeitoso em relação ao outro na brincadeira. Quando a “lutinha” ocorre com outra criança a probabilidade deste retorno acontecer é muito pequena, é capaz de a outra criança bater com mais força e não dizer que machucou, foi forte demais, doeu…. Assim, o pai se torna o parâmetro para auxiliar a criança a ter maior controle sobre seus movimentos, qual é a força ideal para continuar a brincadeira sem machucar o outro, a aprender quais são os limites que ela não pode cruzar.

.

A questão da segurança é sim muito importante, mas definindo as regras antes, qual o local e horário mais adequado esse tipo de brincadeira traz enormes benefícios para a criança. Além, é claro, de aumentar bastante o vínculo entre pais e filhos. E aqui falamos “filhos” incluindo as meninas também, vai ser ótimo para elas explorar as capacidades de seu corpo, aprender a respeitar os outros e ainda ter um momento somente dela com o pai.

.

#tempomagico #desenvolvimento #desenvolvimentomotor #desenvolvimentoinfantil #brincar #brincadeiras #brinquedo #aprendizadoinfantil #aprendizadomotor #aprendizagem #conexaomaeefilho #vinculomaeefilho #conexaopaisefilho #vinculomaesefilho #interacaomaeefilho #interacaopaisefilho #interacaomaeebebe

Share This

Gostou deste post?

Compartilhe!