Cuidar do sono do seu bebê pode ser tão importante para o seu desenvolvimento quanto treinar uma nova habilidade.

Já conversamos em outro post que para aprender qualquer nova tarefa, especialmente alguma que envolva uma habilidade motora, é preciso treinar, treinar e treinar, certo?

Pois é… e dormir também!!

Durante o treinamento são formadas conexões específicas entre neurônios (às quais chamamos de “programas motores”), que na verdade são o “caminho” para que uma atividade especifica aconteca  (como andar de bicicleta ou subir escadas, por exemplo). Mas é apenas durante o sono, mais especificamente durante o sono REM (do inglês: movimentos rápidos dos olhos – estágio no qual ocorrem os sonhos), que essas informações tornam-se permanentes (consolidadas) na nossa memória. Portanto dormir (e dormir BEM) é importante em qualquer idade…

Mas se considerarmos a quantidade de novas informações e aprendizados que um recém-nascido tem fica mais fácil ainda entender porque eles necessitam dormir tanto… Pode parecer que por passarem a maior parte do tempo dormindo (ou seja, com períodos curtos de vigília para explorar o ambiente), não há muito espaço para esse aprendizado. Mas é justamente o oposto.

Segundo um estudo publicado na Infant Child Development (2011), uma importante revista sobre desenvolvimento infantil, o sono, além de consolidar na memória tudo o que foi aprendido enquanto o bebê estava acordado, como mencionamos anteriormente, facilita o amadurecimento do sistema nervoso, preparando a criança para processar e explorar o meio ambiente de formas cada vez mais sofisticadas. Mais do que isso, por ter características únicas e uma organização do sono qualitativamente diferente dos adultos, o sono do neonato pode inclusive promover aprendizagem. Novas evidências indicam que os bebês processam estímulos sensoriais e aprendem sobre ambiente no qual estão inseridos mesmo enquanto estão dormindo, o que tem implicações inclusive para a sua própria sobrevivência.

Esse estudo fala mais especificamente sobre recém-nascidos mas sabemos que, de modo geral, o primeiro ano como um todo é marcado por um aprendizado intenso. Portanto, estar atento para que seu filho tenha um sono adequado (não apenas em quantidade de tempo mas termos de qualidade), pode ser tão importante para o desenvolvimento dele quanto dar possibilidades para ele explorar o ambiente e treinar novas habilidades.

#tempomagico #desenvolvimento #desenvolvimentomotor #desenvolvimentoinfantil #brincar #brincadeiras #brinquedo #aprendizadoinfantil #aprendizadomotor #aprendizagem #conexaomaeefilho #vinculomaeefilho #conexaopaisefilho #vinculomaesefilho #interacaomaeefilho #interacaopaisefilho #interacaomaeebebe

Share This

Gostou deste post?

Compartilhe!